Qual a importância da robótica na grade curricular das crianças e adolescentes?

A tecnologia está cada vez mais presente e influente em nossas vidas. Seja de maneira direta ou indireta, ela faz parte das nossas atividades cotidianas, nosso trabalho, estudo, lazer e até mesmo interações sociais. Na era digital, ninguém está imune às inovações, nem mesmo as crianças e os adolescentes.

Os pequenos do mundo contemporâneo já nascem com os “dedinhos treinados para o touch screen” e alguns já possuem seus próprios perfis nas redes sociais digitais, antes mesmo de receberem uma certidão de nascimento. Pode até parecer absurdo para algumas pessoas, mas é o que é: uma nova geração que nasce e cresce simultaneamente em dois mundos – o real e o virtual.

Com esta revolução nos hábitos do ser humano, todos os aspectos da nossa vida precisam ser adaptados e renovados para se adequarem a interesses que já não mais se satisfazem com os métodos tradicionais e isso vai desde atividades rotineiras à educação.

Conheça a robótica educacional

A robótica educacional chegou às salas de aula como uma resposta a esta nova realidade. Além de ser um grande atrativo para o conteúdo ministrado, ela funciona como uma poderosa ferramenta educativa, que contribui para estimular o desenvolvimento cognitivo e a criatividade dos alunos.

Além disso, a proximidade das crianças com a ciência e a tecnologia desde cedo também os prepara para um futuro que exige cada vez mais habilidades e aptidões que caminhem lado a lado com os avanços modernos. Em vez de temer pelo fim das profissões como as conhecemos, é hora de proporcionar novas possibilidades para os nossos jovens aprendizes. Afinal, os robôs não são criados para serem nossos inimigos, mas sim grandes aliados.

Tendo isto em vista, o Over Colégio e Curso, em parceria com a Robô Ciência, rede referência em todo o Brasil no ensino de robótica para crianças e adolescentes, possui a proposta pedagógica que visa incorporar tecnologia à educação, a partir do método “mão na massa”, em que os alunos aprendem por meio de tentativas, experiências e reflexões sobre problemas e soluções para melhorar o mundo a sua volta. Temos aulas de Robótica Educacional em todas as turmas de Ensino Fundamental do Over, do 1º ao 9º ano.

Benefícios e vantagens da robótica nas salas de aula

Além de introduzir um método diferenciado e inovador, que atrai a atenção dos alunos e estimula a aprendizagem, o ensino da robótica também trabalha a interdisciplinaridade entre os conteúdos e prepara crianças e adolescentes para um mundo cada vez mais informatizado e digital.

Dentre muitos outros benefícios e vantagens, podemos citar:

● Estímulo ao raciocínio lógico;
● Resolução de problemas por meio de erros e acertos;
● Desenvolvimento da capacidade crítica;
● Trabalho em equipe;
● Estímulo à socialização;
● Aumento da criatividade;
● Melhora no desempenho escolar.

A robótica tende, exclusivamente, a trazer vantagens para o dia a dia de crianças e adolescentes. E nós acreditamos que, ao desenvolver conhecimentos múltiplos desde cedo, ajudamos a formar cidadãos preparados para serem os protagonistas dos seus próprios futuros.